Páginas

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

.porque se sujar faz bem!

E num é que o slogan do OMO [sabão em pó] está certo. Pois é isso mesmo! Dia desses eu tinha uma consulta marcada com minha DERMATOLOGISTA porque estive tendo alguns problemas na pele. As recomendação foram: compre esse, este e mais aquele remédio; use sempre creme hidratante, filtro solar e, pasmem, sabonete somente em UM dos banhos, além disso, algo que me deixou intrigada. Ela disse que não posso tomar muitos banhos, dois por dia seria o ideal e até muito :O Afinal, essa doutora tá maluca? Onde já se ouviu falar que banho faz mal? Saí do consultório com essas e mais umas muitas interrogações na cabeça... Foi aí que uma semana depois, comprei a SUPERINTERESSANTE desse mÊs e percebi que os errados são os nossos pais mesmo. Na reportagem "Higiene faz mal a saúde", o Bruno Garattoni fala que nunca fomos tão limpos. E que por conta da série de avanços tecnológicos e culturais boa parte dos microorganismos com os quais nossos antepassados sofriam foram eliminados. Várias doenças deixaram de existir. Mas ao contrário do que se pensava até agora esse estilo de vida pode fazer mal, além de aumentar a incidência de certos tipos de doenças. Como as, cada vez mais comuns, alergias. Hoje, nos EUA, mais de 50% das pessoas têm algum tipo de alergia - o dobro da década de 80.
Num estilo de vida superurbano, avesso à sujeira, as células de defesa do organismo não têm tantos inimigos para combates e acabam surtando. Desse jeito, elas podem entender o amendoim (há crianças que podem morrer se sentirem o cheiro dele), por exemplo, como inimigo. E reagir violentamente (em forma de uma alergia). Outra manifestação de um sistema imunológico pirado é atacar as próprias células do corpo, coisa que pode dar nas doenças chamadas auto-imunes (asma, artrite, esclerose).

Para alguns cientistas, o aumento no número de nascimentos por cesariana é um dos responsáveis pela explosão das alergias. É que nesse tipo de parto, mais limpo, a criança não passa pela vagina da mãe. Então não tem contato com a infinidade de bactérias que vivem lá, e acaba com o sistema imunológico pouco calejado. Parece absurdo ne?! Mas, se você levar em conta que o corpo humano carrega 10 vezes mais células de bactérias do que de gente, faz sentido.


Revista Superinteressante, ed. 249 - FEV/2008 (adaptado)


Um comentário:

  1. Que show! Realmente se sujar faz bem. Na minha época de criança andava desclaço, de baixo de chuva com enxorada descendo! Era tudo de bom nunca tive alergia de nada... Beijoss!

    ResponderExcluir