Páginas

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Sobre muitas coisas


Hoje vim eufórica, querendo falar sobre tantas coisas... Maas, querendo antes me inspirar e bisbilhotar [rs], fui fazer uma visita aos meus blogs e links favoritos. Lá estava eu no site 'Bolsa de Mulher' quando vi a matéria: Relaxe e... respire! No pilates tenho aprendido a usar todo o meu pulmão na respiração [as pessoas, geralmente, usam mais a parte de cima (ápice) do pulmão pra respirar, a chamada 'respiração apical']. Apesar de todas as aulas de pilates até agora eu nunca tinha usado a respiração pra relaxar, na verdade, sou o tipo de pessoa que nunca relaxa. Meu modo de relaxar é dormir e pronto. O pilates ajuda, tá? Mas só lá na hora... quando chego na faculdade já estou eufórica, ligada e as vezes, estressada.

"o simples ato de respirar que, de tão cotidiano, acaba muitas vezes não recebendo a devida atenção e cuidado". - diz a matéria, e continua - "Básica para continuar vivendo, a respiração influencia praticamente todas as atividades do corpo humano e colabora para o bem-estar físico e, até mesmo emocional, de todos. Respirar é uma coisa tão natural que muitas vezes nem nos damos conta da importância que tem, porém, é através desse mecanismo de inspiração e expiração que enchemos os pulmões de oxigênio, limpamos a corrente sanguínea e mantemos o cérebro e o coração funcionando".

Achei tão interessante, que fiquei pelo menos uns 10 minutos respirando como me foi ensinado no pilates, com a utilização do diafragma, contração de períneo [isso mesmo.] e contração abdominal. Fiquei mais calma e inspirada pra escrever. Principalmente por que ontem precisei colocar tudo isso em prática e nem sabia que esses príncipios estavam no site :P Enquanto muitos tiram o domingo pra curar a ressaca, relaxar e visitar a família; o meu domingo é o dia mais cheio da semana, mas não reclamo, as atividades geralmente estão dentro do planejado e quase sempre estou animada a cumpri-las, só que este domingo eu não só me estressei como fiquei enraivecida durante muitas horas. Aconteceu que na noite do sábado eu esperava uma ligação do namorado, e ele não ligou [geralmente compreendo quando não dá pra ligar, a rotina no quartel é estranha e estressante, mas ele confirmou que ligaria e não o fez]. Não consegui dormir direito de tão chateada que fiquei, além de preocupada, ne?. Bom, o meu sono da manhã de domingo foi interrompido pelo meu pai, achando que 8hras já era tarde e que eu devia acordar,, assim não dá! Levantei contrariada. Depois do culto, hora do almoço, eu morrendo de fome, tive que agüentar mais uma hora na igreja pra um ensaio que só devia ter acontecido a tarde. Vou contar-lhes uma coisa: me ver contrariada é uma coisa, mas me ver com fome é uma coisa muito pior. Eu não preciso dizer o quanto o ensaio fui um calvário pra mim... por muito pouco não acabei com a vida do meu dirigente com uma bíblia na cabeça dele, e olhe que a minha é das grandes. Cheguei em casa estressada, com fome e com muita raiva. O namorado até então não tinha dado notícias de vida [no domingo isso seria normal, pois ele tava de serviço,, mas eu não engoli o bolo do sábado] e eu, com fome, estava pior que um dragão raivoso. Decidi dormir a tarde toda, senão muitos sairiam queimados. Um hora depois o telefone toca aquele toque que é só dele, era o namorado. Veio todo cheio de carinhos, mal sabia a bronca que esperava ansiosamente por ele... tá bom, eu não consigo dar bronca nele não. Mas falei tuudo que tava engasgado e um pouco mais. O bom, é que meu namorado não é perfeito, mas é o melhor do mundo. Ele reconheceu rapidinho que tava errado e quem duvida que eu me derreti? [rs] Depois dele ter pedido desculpas e eu ter me alimentado direitinho tudo voltou ao normal...

Boa semana.

p.s.: to exercitando a respiração agora. Deveria ter ido pra academia e tive que ficar trabalhando, porque minha mãe sofre de insonia e tá lá dentro [no quarto] desfrutando do sono que não vem a noite. E pergunto: tenho alguma culpa?? Ow stress... sinto a TPM chegando.

p.s.: inspira... expira!
p.s.: inspira... expira!
p.s.: inspira... expira!

3 comentários:

  1. Que domingo, heim? Ainda bem que passou!
    Lembre-se de continuar respirando...

    ResponderExcluir
  2. COisas que me acalmam: banho, escrever(quase sempre), ouvir música(quase sempre também), fazer alguma atividade física, desenhar... Mas eu juro, nunca tentei me concentrar no respeirar... Caso eu venha a ter algum momento de stress prometo tentar. hhahaha

    =*

    ResponderExcluir
  3. Tempinho que não passo aqui ;O
    Hehe eu também leio a Bolsa de Mulher e li sobre essa matéria.
    Tenho que fazer pilates também, mas o tio da academia que falou. Só que isso tem quase 1 ano xD
    Por enquanto me acalmo jogando video game e lendo uns livros ^^

    bom restinho de semana
    ;**

    ResponderExcluir