Páginas

segunda-feira, 8 de março de 2010

Internacional

Cartaz soviético de 1932. Em vermelho, lê-se: "8 de março é o dia da rebelião das mulheres trabalhadoras contra a escravidão da cozinha." Em cinza: "Diga NÃO à opressão e ao conformismo do trabalho doméstico!"

De acordo com o Wikipedia, A ideia da existência de um dia internacional da mulher foi proposta na virada do século XX, no contexto da 2ª Revolução Industrial, quando ocorre a incorporação da mão-de-obra feminina em massa, na indústria. As condições de trabalho, frequentemente insalubres e perigosas, eram motivo de frequentes protestos por parte dos trabalhadores. As operárias em fábricas de vestuário e indústra têxtil foram protagonistas de um desses protestos contra as más condições de trabalho e os baixos salários, em 8 de Março de 1857, em Nova Iorque. Muitos outros protestos ocorreram nos anos seguintes, destacando-se o de 1908, quando 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de NY, exigindo a redução de horário, melhores salários e direito ao voto.
Hoje comemoramos então o DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES e eu desejo a cada uma que lê esse blog um dia lindo, assim como todos do ano, porque também é nosso, rss. E também parabéns aos homens por terem o prazer de nos ter por perto, rs, e de nos aguentar também ;)

5 comentários:

  1. E feliz dia para você tambpem ....
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada e Parabéns!
    Que seu dia seja maravilhoso!
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. kkkkk...adorei máh , como sempre vc muito criativa e otimista naquilo que escreve néh?
    te adoro linda ...feliz dia das Mulheres pra vc tbm..FOFA*

    bju , Nica Braz!

    ResponderExcluir
  4. heheheeh comentário tardio,
    mas o que vale é a intenção...!
    PARABÉNS P/ NÓS, afinal, todos os
    são DIA INTERNACIONAL DA MUlheeer...
    kkkkkkkkkkkk Olha a alta estima aê...
    Bjão flooor!!!

    ResponderExcluir