Páginas

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Colorindo

Coordenar cores não é lá a coisa mais simples do mundo. Todas(os) sabemos disso. Depois de uma boa conversa com uma amiga sobre que cor combina com qual eu lembrei de um post sobre esse tema no blog Oficina de Estilo e resolvi reproduzi-lo aqui. Por sinal, quem tem dúvidas sobre coordenações de cores eu indico muito o Oficina, tem pra todos os gostos.


A gente não acha que coordenar cores é uma ciência tão complicada, então aqui vão algumas regrinhas que facilitam na hora da gente montar o “look”:

Preto só combina com cores neutras… por ser uma cor “não-cor” ele não valoriza as outras cores que estão próximas. Cores como marinho, marro
m, cinza e verde petróleo são ótimas opções pra coordenar com preto!
• Pra combinar cores vivas é só substituir o preto por outras neutras – amarelo fica lindo com cinza, pink e marrom é chiquérrimo, assim como laranja com caramelo… ah! e tem o marinho que fica super bacana com verde.
Cores “coloridas” também podem ser coordenadas entre si. É só escolher uma como dominante e a outra como coadjuvante. Vale também
prestar atenção na ‘qualidade’ das cores: cores frias (mais azuladas) combinam melhor com cores frias, cores vivas (vibrantes) com cores vivas…
• Se uma das peças é estampada basta coordenar com outra peça que tenha alguma das cores pertecentes à estampa.
• Tem algumas combinações que são meio proibidas, ok? Tipo, amarelo-e-branco vira “ovo frito” e top verde com botton marrom vira “árvore”!
• Outra cor dificílima de coordenar é o branco! O look inteiro branco é o mais lindo… mas pra quem acha com cara de médico (eu acho INCRÍVEL) é só coordenar o branco com outras cores bem claras.
• Looks monocromáticos passam mensagem de elegância e são mais clássicos, looks coloridos são mais informais e mais criativos!
Preto e branco é muito chique pra todo o sempre…


Pra coordenar cores coloridas (mais truques!) uma super ajuda é o círculo cromático. Pra gente serve de ajuda assim: a gente pensa não só nessas cores, mas nas famílias de cada uma delas (todos os tons que cabem dentro de cada uma). E aí dá pra coordenar todas as as complementares (que ficam umas de frente pras outras no círculo, tipo vermelho e azul) e todas as análogas (que ficam dos dois lados de cada ‘família’, tipo azul e roxo e verde-azulado). Cores “em tríade” (separadas pela mesma distância no círculo) também funcionam bem juntas, tipo amarelo, azul e vermelho. E com o círculo servindo de direção não tem como errar (e nem dá medo de experimentar coisas novas!). É de imprimir e deixar na porta do armário pra inspirar combinações ousadas e mais coloridas pra já, né?!?

Coloquemos em prática! Djá!

2 comentários:

  1. AAAAAAAAAAmei só não sei se vou consegui combinar , mas só saberei tentando..então pq não?

    bjão!!

    ResponderExcluir
  2. rs nossa me sinto meio que um ET lendo um post fashion, eu não entendo nada ... e tb nem sei combinar cores rsrsrs,

    Bom deixa eu me desculpar pelas ausências ja que faz um tempinho que não pinto por aqui né... mas logo ponho minhas leituras em dia.

    ResponderExcluir