Páginas

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Metalinguístico

Faz tempo que quero escrever sobre coisas que vejo em blogues e não concordo. Tipo um conselho de amiga. E como se conselho fosse bom a gente não dava, vendia... Ouve, ou melhor, ler quem quer. Lembrando da democracia da internet para opinar contra ou a favor. Com essas pequenas coisas explicadas vamos ao nosso primeiro assunto (Eu não avisei, mas essa será uma tag fixa. Bom, agora está avisado!):



Nada se cria, tudo se copia. Esse ditado parece ser uma máxima entre os blogues. Eu mesma encontro coisas muito boas por aí e com a minha cara lisa, posto aqui. COM OS DEVIDOS CRÉDITOS, claro!
Porque uma coisa que eu acho crucial é citar as fontes.
Primeiro, pra você não ficar com aquela cara de ladrão de ideia alheia. Segundo, porque se você gostou do blog, site, imagem, ou seja lá o que for, qual o problema de indicar para outros? Terceiro, porque dependendo do lugar de onde você "retirou" a informação, isso pode dar maior problema.
Eu acompanho blogues legais sobre todos os assuntos. E a maioria dos meus posts aqui não saem da minha 'caixola', até pelo pouco tempo que tenho. Mas saem principalmente da grande criatividade e coisas legais que encontro nessa imensidão chamada internet.
Vejo blogs por aí usando fotos e informações de outros lugares sem citar a procedência. E na maior cara lisa. Aquele tipo de postagem, foto, montagem e etc, que a gente SABE que foi retirado de outro lugar. Alguém já parou pra pensar no trabalhão que dá pra montar um desses posts de moda - por exemplo - cheios de informações, imagens e etc? Bom, eu também não. Mas, por via das dúvidas, SEMPRE, SEMPRE & SEMPRE eu indico as fontes.
Outro exemplo, eu sou fascinada pelo Blog dos Crentassos (o Cristiano que não leia isso porque vai ficar se achando... eheh). E volta e meia, nas nossas segundas-feiras eu trago um texto que li por lá. E faço questão de citar a fonte - e não raro aviso os editores de lá do meu "roubo". Sabe porquê? Porque é um blog legal e eu adoraria que mais gente pudesse ter acesso as coisas legais de lá... 
E assim, eu espero que façam comigo.
Porque nada mais feio do que você acessar um blog, portal, site, etc, e ver um plágio-cara-de-pau no ar. Ain... eu sinto vergonha alheia.


Um comentário:

  1. É! Assunto muito delicado este, e que sim, dá uma vergonha ver que não tem fonte. Mais ainda, vergonha quando você mesma esquece de citar a fonte. Eu tenho este péssimo esquecimento, principalmente com imagens.

    Agora vou contar com vc pra puxar minha orelha quando não tiver fonte, tá?

    Bjo

    ResponderExcluir