Páginas

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Tendência é...


Tendência é vontade.
Aprendi isso ano passado (via Oficina de Estilo) e eu, que já tinha isso entendido na mente, consegui a tradução desse sentimento na frase escrita acima.
(In)Felizmente, com a democracia e globalização que rola na internet as cores, estilos e modelos da próxima estação chegam ainda mais rápido aos nossos desejos. Daí que fica muito mais fácil de "andar na moda", de "ter estilo" e segue-se os demais. Porém, (e é isso que me preocupa) vejo uma crescente parcela de meninas (e meninos) que sem perceberem tornam-se escravas das tendências, viram prisioneiras da moda e, quando se apercebem, se tornaram consumistas endividadas.
Não quer dizer que querer estar bem vestida, usar as coisas e cores que estão em alta e separar um dinheiro (todo ou não) para investir nisso, está errado. Cada um sabe de si. E ponto!
Mas acredito que a maior tendência é a sua vontade. Pois, quando você tem estilo próprio, não precisa se amarrar em quaisquer modismo. Você se amarra no que acredita.
Eu, por exemplo, não sou a mais estilosas das mulheres. Mas sei (mais ou menos) como me vestir. Muito, pelas informações que fui juntando ao longo dos anos. Mas principalmente porque acredito nos meus próprios gostos. Tem coisas que eu uso, que as pessoas jamais usariam - é, nem todo mundo gosta de crocs. E tem coisas que todos usam e que eu nunca quis usar (Ex.: clogs). É claro que também existem as coisas que a gente pensou que nunca ia curtir e agora começa a usar.
E é pra isso que acredito que serve a moda. Para nos dar novas ideias do que poderia ficar (muito) bom, se tivéssemos aquela sacada antes. Para nos mostrar que tendências esquecidas ainda são muito atuais. E para nos mostrar o quanto de criativos podemos ser se tentarmos.
Não adianta a gente querer se adaptar a moda (não tem bolso que aguente, né?). É ela, quem tem que se adaptar a nós!
Consciência. Que ela nos ajude a barrar o consumismo.

Uma novidade: A partir da próxima semana, toda quarta-feira, irei postar algo sobre moda (consciente) no Blog Totalmente Demais. Deem essa forcinha lá também, beleza?!

Marcela

Nenhum comentário:

Postar um comentário