Páginas

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

5 Desenhos Animados que me Marcaram

Quem tem facebook sabe que rolou uma mega campanha para o dia das crianças que funcionava da seguinte forma: você colocava uma foto de um desenho que marcou a sua infância e já estava participando. Muito se falou que essa campanha era para o combate a violência infantil e realmente era (ver) e até polêmica isso gerou. As pessoas mesmo participando perguntavam como isso poderia ajudar... E eu faço das palavras do Cristiano as minhas: 'mudar o avatar não vai acabar com a violencia contra as crianças, assim como usar uma fitinha rosa não resolve o cancer de mama, e usar uma fita arco-íris, não acaba com a homofobia... Mudar o avatar só diz: "Vamos fazer alguma coisa"?'

Bom, mas polêmicas a parte fiquei lembrando quais desenhos animados - e programas de TV - marcaram minha infância. Por incrível que pareça nem eu, nem minha irmã fomos educadas vidradas na televisão. Tínhamos hora para tudo, até para ir a biblioteca. Então minha lembrança acaba sendo mais recente, principalmente porque sou apaixonada por desenho animado até hoje. Segue os cinco desenhos/programas que marcaram a minha infância:


1. Capitão Planeta - Todo mundo falava junto com os personagens: "terra, fogo, vento, água e coração"; e dizia com voz cheia: "pela união de seus poderes eu sou o Capitão Planeta", hahaha. Diz que não?! Era um desenho daqueles bem bobinhos dá pra ver pelo nome que funcionava para dar uma consciência mais ambientalista as crianças daquela época.



2. Pingu - Naquela época essa série de animação (que passa até hoje - procure no Canal Cultura/Futura) foi - de certa forma - uma rev(U)elação. Sempre achei muito legal mesmo que eles não falassem nada. Era uma doçura de assistir.


3. Hércules - Esse é um filme da Disney que me marcou completamente. Comecei a gostar de mitologia (principalmente) grega após assisti-lo. Aprendi todas as músicas e toda semana alugávamos ele na locadora. Quanto a filmes poderia citar Pocahontas, O Rei Leão, Mulan e todos os Clássicos da Disney. Vontade de ter tudo em casa.


4. Sakura Card Captors - Ah, Sakura foi minha paixão!! Quem não lembra do 'Ai ai ai Yukito!' Quando começou a passar na Globo eu vinha correndo da escola para ver, pois se atrasasse um segundinho perdia. Tirem-me uma dúvida: se a maioria das crianças-adolescentes estudam de manhã, por que não passa desenho animado a tarde?! Voltando... comprei até o VHS (e é velha!) do filme e final da série. Se pudesse assistiria até hoje, mas infelizmente, eu - que só acompanho canal aberto - tive que me conformar da Globo não ter comprado as outras sagas.


5. Dragon Ball Z - DB é paixão de - digamos - 90% dos meninos. Mas o "Z" é MINHA paixão. Nunca curti muito o Goku macaquinho, por isso que quando chega o Z, que ele já está morto e volta pro torneio tudo fica muito mais legal. Sem falar que o Vegeta (fala Vedita ou Bejita) - meu grande amor - se aquietou, formou família e está fenomenal, hehe. A única coisa ruim é a demora até derrotarem o Majin Boo, AFF! No mais, é tudo uma maravilha. E os filhos do Goku (Gohan e Goten) são o máximo vai..!

Quanto a programas de TV poderia citar diversos, mas posso resumir: todos da TV Cultura - do Cocoricó ao Rá-Tim-Bum. Que tempo bom!

E vocês? Que desenhos/filmes vos marcaram?

2 comentários:

  1. Tá tudo lindo aqui amiga! :D saudades bjs!

    ResponderExcluir
  2. Nossa deu até saudades de Hércules agora, eu sempre estudei a tarde, e se eu perdesse o ônibus não chegava a tempo de ver disney cruj. Lembra? hehe

    Teve ainda O fantástico mundo de Boby, Os anjinhos, Animaniacs, Tico e Teco, Homem Aranha e, claro, Ra-tim-bum e Castelo Ra-tim-bum. Bons Tempos!!!

    ResponderExcluir