Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Metalinguístico: Verificador ortográfico

Todos nós estamos sujeitos a errar uma palavra ou outra, uma sentença ou outra, do nosso bendito português brasileiro, ou seja, ninguém aqui é dono da língua portuguesa, e a que é falada (e escrita) aqui no Brasil é misturada com tantas outras línguas que nunca sabemos ao certo o que é certo.
Mas se existe algo que realmente me incomoda ao visitar outros blogs são as falhas na ortografia. 

Porém, há ferramentas que ajudam. Quem tem blog na plataforma Blogger.com conta com um verificador ortográfico que facilita a vida. Sei que em outras plataformas funcionam da mesma maneira. E mesmo que não funcionasse ainda temos o Oráculo do Universo: o Google, para nos dar tais respostas (sempre que tenho uma dúvida com escrita e/ou acentuação de palavras, rogo por ele); além - é claro - do ainda eficiente "pai dos burros", que de burro nada tem: o dicionário.

Você pode defender 'aquela' bandeira de que "o importante é passar a mensagem, a ortografia pouco importa". Bom, creio que é melhor ser compreendido que falar (e escrever) corretamente. Mas, se você, assim como eu, pretende dominar o mundo ser acessado por pessoas de outros países então deveria preocupar-se sim (!!!) em escrever corretamente, uma vez que muitas pessoas usam ferramentas para nos traduzir e quando a ortografia é deficiente a tradução não pode ser feita corretamente.

Além disso, no momento que você decide ter um blog, provavelmente também decide montar um espaço que as pessoas te compreendam, que façam questão de voltar e que - de tão bom - passem até a indicar. Quando pecamos na ortografia perdemos em 50% (ou mais) a chance de ter um leitor fiel e assíduo, pela nossa simples preguiça e/ou falta de atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário