Páginas

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Como é difícil ser meu amigo



Dia 20 de Julho foi comemorado o Dia do Amigo (pelo menos aqui, no Brasil¹). E eu me peguei na reflexão do quanto é difícil ser meu amigo. Aqueles que se esforçam na missão de manter amizade comigo vão concordar, pois vejam só...

Em primeiro lugar, eu não ligo, ou melhor, eu mal mantenho contato telefônico com algum deles. É. Não sou muito atenta a essas coisas e até já recebi algumas 'cutucadas' por causa disso. E apesar de tentar ser melhor. Não consigo.

Em segundo lugar, eu não consigo marcar nada para (re)encontrá-los. Sério. Eles precisam de muito jogo de cintura e paciência para marcar qualquer coisa comigo. Quem é felizardo de ganhar um encontro desses, sabe o quanto 'batalhou' para conseguir...

Em terceiro lugar, sou muito desligada, desatenta mesmo, vocês sabem. Não lembro o dia dos aniversários, não sei os números de telefone. Muitos dos meus amigos, somente vão conseguir falar comigo pela internet - e olhe lá.

Daí, fico pensando: por que vale a pena ser meu amigo? Por que tem gente que sempre lembra de mim? Que manda mensagem? Que se preocupa? Que fica feliz com minha felicidade? Gente que é paciente com a minha falta de noção, de atenção e de tempo? Por que?

Bom, acho que porque a felicidade, sucesso, e brilho deles bate em mim e me deixa ainda mais radiante. Sou feliz com a alegria deles, e isso me faz bem de verdade. Sinto maior orgulho do sucesso de cada um, como se fosse o meu. Deve ser também, porque a ausência não me afasta nem um pouco do sentimento que a amizade promove em mim. Quero-os sempre bem. Talvez seja pelo fato de que apesar da demora em (re)encontrar, a cada encontro é como se a gente tivesse se visto ontem. Porque existe algo que o tempo não pode levar da amizade: a intimidade, a empatia e a admiração. E cada um deles sabe, que quando possível, meus ouvidos serão sempre deles, ouvindo os lamentos, as histórias, ou qualquer outra coisa que eles quiserem falar, desabafar ou ficar em silêncio.

A verdade é que eu não sei bem porque tem gente que insiste em ser meu amigo. Mas o que posso fazer é agradecer. Agradecer a paciência e a insistência em manter qualquer tipo de relacionamento comigo... porque né?! Não sou esse 'passeio no parque' que todo mundo pensa. E os meus amigos, sabem bem disso.

"Não preciso de data marcada para dizer o quanto vos quero bem. O quanto a vossa felicidade me alegra. O quanto o vosso sucesso me anima. Vocês são grande parte da minha inspiração e eu sou feliz por ser rodeada por gente tão boa, tão legal, tão divertida e tão amiga". Feliz dia do amigo de sempre (pra sempre)

:)


¹ Quando me refiro "aqui no Brasil" é porque - por incrível que pareça - tem muita gente de outros países passando por aqui.

4 comentários:

  1. Eu sou tua fã e vc sabe mto bem disso! E TODO DIA É DIA DE SER AMIGO...sucesso e felicidades para nós minha Máh.


    bjo Grande!

    ResponderExcluir
  2. Aqui, em Portugal, se foi dia do amigo, passou sem eu dar por isso.
    Mas confesso, também não tenho muitos, não sei se por culpa própria ou não, mas não tenho. :)

    ResponderExcluir
  3. Vale um feliz dia do amigo muito atrasado?
    Não lembrei no dia, hehe.

    ResponderExcluir